A frequência de aplicação do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) na ferida deve ser de 1 vez ao dia.
Fica a critério do profissional de saúde prescritor e/ou do protocolo da entidade de saúde seguir esta orientação do fabricante, ou orientar a aplicação do Biocure com outra frequência, considerados todas as condições clínicas que envolvam o paciente e os fatores (locais e sistêmicos) que estejam relacionadas com a ferida em tratamento.
Obs.: casos de aplicação do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) em dias alternados já foram relatados, demonstrando também excelentes resultados cicatriciais das feridas tratadas.
Obs.: Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) pode entrar em contato com a borda e margem da ferida.
Revisar diariamente o curativo.
A frequência na troca de curativos com Biocure® Gel-Creme deve levar em consideração a quantidade de exsudação (falta ou excesso), o tipo de ferida e a localização da lesão.
Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) pode ser usado em feridas com baixa, moderada ou alta exsudação. Cabe ressaltar que feridas com moderada à alta quantidade de exsudatos precisam ser monitoradas com mais frequência, necessitando em muitos casos do aumento no número de trocas diárias do curativo.
Se houver perda excessiva de líquido (exsudato) na ferida, pode significar que seja necessário aplicar novamente Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm). Neste caso sugere-se que seja feito todo o processo de limpeza, preparo do leito e reaplicação do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm), para manter o estímulo cicatricial. A troca de todo o curativo visa reduzir os riscos de maceração na borda e margem da ferida em tratamento (pelo excesso de umidade do exsudato).
Se o leito da ferida estiver muito seco, verificar se a quantidade de Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) está sendo corretamente aplicada. Se a secura do leito persistir, sugere-se aumentar a quantidade de Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) aplicada na ferida e observar as próximas trocas. Lembrar que certos fatores sistêmicos, como a desidratação, alterações da função renal e uso de certos medicamentos podem reduzir a quantidade do exsudato normalmente esperado no leito da ferida. Daí a importância no uso do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) na restauração da correta umidade local.
A coloração do leito da ferida pode mudar levemente no momento da aplicação do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) decorrente da cor do gel-creme.
Se uma ferida está em processo de desbridamento, poderá haver aumento da área do leito (compreendida entre os limites da borda). Isso é decorrente à retirada dos tecidos desvitalizados que mantém traves fibróticas. Não significa piora. É importante observar o crescimento no leito da ferida de tecidos saudáveis (tecido de granulação) e na sequência também a migração da pele (epitelização).
A cicatrização e a epitelização de feridas tornam-se estimuladas mais rapidamente quando ocorre a limpeza e a correta remoção dos tecidos desvitalizados.
Se houver frequente maceração com dano tecidual perilesional, a qual não responde com as trocas mais frequentes de todo o curativo, sugere-se procurar com brevidade o profissional de saúde assistente para verificar se não está havendo uma atividade inflamatória anômala local, por presença de corpo estranho ou um processo infeccioso em curso.
Se o usuário não for profissional da saúde, cabe lembrar que feridas profundas, tunelizadas ou cavitárias podem apresentar certa dificuldade para se saber se o Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) foi espalhado corretamente em toda a superfície. Nestes casos, o gel-creme após ser aplicado na maior superfície exposta da úlcera, também pode ser dispensado em uma gaze estéril de Rayon ou tecido não tecido, e na sequência introduzir diretamente esta gaze com o Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) na úlcera e espaços mortos (túneis e cavidades) buscando cobrir toda a área lesada/exposta. Lembrar de remover a gaze na próxima troca de curativo.
O Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) pode ser recomendado para uso em pessoas com feridas que estão internadas em serviços de saúde (hospitais, home care), sob acompanhamento ambulatorial e sob cuidados domiciliares (instituições de longa permanência de idosos e residências).
Obs.: em caso de dúvidas sempre procure orientação médica antes do uso/aplicação.
Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) é contraindicado para tratamento de feridas em pessoas com sensibilidade e/ou alergia a qualquer um dos componentes da fórmula e especialmente alérgicos a derivados do LÁTEX.
Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) é contraindicado para uso em lesão de pele suspeita ou já diagnosticada como câncer de pele (primário) ou câncer metastático em pele. Em caso de dúvida não aplicar sem ter um diagnóstico confirmado. Procure atendimento médico. Após a retirada do câncer de pele (com margem de segurança), e caso ocorra déficit de cicatrização estando o paciente sem nenhum risco de reativação do câncer naquele local, o uso do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) poderá ser reconsiderado à critério médico.
Caso não tenha o diagnóstico da ferida mas queira usar Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) orienta-se que um profissional médico seja consultado antes de iniciar a aplicação.
Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) tem importante ação angiogênica (formação de novos vasos sanguíneos) no local em que é aplicado. Em caso de lesões/ulcerações causadas por vasculites procure orientação médica antes do início do tratamento com o produto.
Não se têm estudos para uso e aplicabilidade do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) em gestantes, mulheres em fase de amamentação, neonatos, bebês e crianças.
Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) deverá ser conservado em local limpo, fresco, seco e sempre dentro da embalagem original.
Após a abertura do tubo e do primeiro uso não é necessário armazenar em geladeira e/ou freezer. Evite manter o tubo exposto à luz solar/calor direto ou excessivo. Não colocar a embalagem/conteúdo dentro do microondas ou forno elétrico aquecido.
Observar a data de validade do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm). A data de validade e lote correspondente do produto estão estampadas no tubo do gel-creme e impressa na caixa que contém o tubo do gel-creme. A data de validade nas embalagens faz menção ao produto na embalagem intacta e corretamente armazenado.
Uma vez aberto, observar o tempo de uso recomendado pelo fabricante que é de 12 meses.
Evitar contato da tampa do tubo do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) ou do próprio tubo com o leito da ferida e/ou pele do paciente.
Após o uso sempre se certificar que a tampa esteja corretamente fechada.
Recomenda-se que o conteúdo e o tubo do Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm) seja usado individualmente, isto é, somente para um (o mesmo) paciente, evitando-se os riscos de contaminação/infecção cruzada.
Em caso de dúvidas, procure ajuda e informações com o profissional de saúde assistente que indicou o Biocure® Gel Creme HBS (antes Regederm).
A utilização de qualquer produto ou tecnologia para prevenção ou tratamento de feridas deve fazer parte de um protocolo bem definido de cuidados locais e sistêmicos.
R. Estados Unidos, 1.093 Jardim América – 01427-001 São Paulo – SP – Brasil
R. Sylvio Magalhães Padilha, 1.111 Distrito Industrial – 14072-102 Ribeirão Preto – SP – Brasil
+55 (16) 99614-8886
Copyright©2021, Biocure Pharma Biotechology. Todos os direitos reservados.